O Fênomeno Poltergeist

Introdução

Um dos fenômenos sobrenaturais mais extensivamente estudados e que mais gera curiosidade e fascínio é sem dúvida o fenômeno Poltergeist.

O N.A.P.S apresenta um breve estudo tentando explicar as origens do fenômeno, assim como as vertentes de estudo, case studies e tentaremos concluir qual a origem das supostas manifestações.


Mediunidade? Obsessão Espiritual? Psicocinese?

Origens

O termo Poltergeist vem do Alemão "Poltern" (Fazedor de Barulho/barulhento) e "Geist" (Espírito), ou seja, em sua definição um Poltergeist seria um espírito barulhento, um fantasma perturbado que consegue interagir com o meio.

A maioria dos relatos sobre Poltergeists incluem ruídos e danos à propriedade que ocorrem sem explicação ou causas naturais. Algumas situações incluem movimento de objetos inanimados, batidas, vozes humanas, assim como ataques como beliscões, arranhões, mordidas ou mesmo tapas ou empurrões.

Estranhamente casos de poltergeits não costumam ocorrer por períodos extremamente longos, podendo acabar em dias ou mesmo em alguns meses.

Desde sua origem casos famosos intrigaram a comunidade Científica e Paracientífica.


Casos Famosos

Lithobolia (1698)
Lithobolia (O diabo jogador de pedras) é um panfleto que relata uma atividade Poltergeist que teria ocorrido na Taverna de George e Alice Walton em 1682. Existem ainda duas cópias deste relato no museu Britânico. 

O panfleto do caso, ocorrido em New Hampshire relata o seguinte:
"Lithobolia, ou "O Diabo Jogador de Pedras" é um relato acurado e verdadeiro de várias ações de espíritos infernais, bruxas ou ambos: Sobre as grandes perturbações e fascínio que proveram à família de George Walton no lugar chamado de Grande Ilha no condado de New Hampshire na Nova Inglaterra, capitaneado por uma mão (Invisível) que arremessava pedras, tijolos e entulhos de todos os tamanhos, assim como outras coisas como martelos, pés-de-cabras e outros utensílios, de acordo com suas necessidades diabólicas, isto ocorrento num período de um quarto de ano".

AnneMarie Schneider ( 1967)
Dr. Friedbert Karger foi um dos 2 médicos do Instituto Max Planck que ajudaram a investigar e a possivelmente conseguir validar o mais documentado caso de Poltergeist da história.

Annemarie Schneider, uma secretária de 19 anos em uma firma de advocacia em Roseheim/Alemanha parecia ser a causa indireta de um grande caos e controvérsia na empresa, incluindo problemas elétricos e telefônicos, rotação de quadros na parede, lâmpadas que balançavam (caso filmado) e sons estranhos que pareciam de origem elétrica também foram gravados. Karger relatou que "esses experimentos foram um verdadeiro desafio para a física" e as perturbações  "poderiam ser 100% inexplicáveis pela física que conhecemos". Fraude não pode ser comprovada neste caso, mesmo após a intensa investigação organizada por médicos e pela polícia. Os efeitos sobrenaturais partiram com a mulher e continuaram em seu emprego posterior até que os mesmos diminuiram e acabaram por se dissipar, desaparecendo por completo e nunca mais ocorrendo, finalmente.

Um vídeo original sobre o Fenômeno pode ser encontrado no Youtube, mas como os proprietários proibem a incorporação em blogs, segue o Link para que possam visualizar o mesmo: Rosenheim Poltergeist 

Causas do Fenômeno
Muitas causas já foram atribuídas ao Fenômeno Poltergeist, mas as mais aceitas atualmente são as seguintes:

Espiritual
Poltergeists comumente são catalogados como atividades de espíritos zombeteiros, Fantasmas. De acortdo com Alan Kardec, fundador do Espíritismo, poltergeists são manifestações de Espíritos Desencarnados de baixo nível evolutivo, pertencendo à sexta classe da terceira ordem espiritual. Acredita-se que estes espíritos estão intimamente relacionados aos quatro elementos. (Terra, Água, Fogo e Ar).

Psicocinese
Na parapsicologia, Nandor Fodor propos que poltergeists eram perturbações causadas por seres humanos vivos afligidos por uma forma desconhecida de tensão ou stress emocional.William G. Roll  estudou mais de 100 casos diferentes de poltergeist e concluiu que os agentes das manifestações eram geralmente crianças ou adolescentes, e ocorriam supostamente através de descargas neuronais resultando em sintomas epiléticos podendo causas psicocinese recorrente espontânea, que poderia afetar os arredores da pessoa. O Poltergeist de Rosenheim, onde nenhum dos distúrbios pode ser explicado através da física convencional foi atribuído a forças psicocinéticas.

Outras Causas

Muitas perturbações causadas por Poltergeists que não foram comprovadas como fraudes sofreram possíveis explicações científicas.  David Turner, um físico e químico aposentado sugeriu que relâmpagos bola, um fenômeno natural poderia causar movimentos erráticos de objetos inanimados.

Alguns céticos e cientistas afirmam que Poltergeists podem ter origen de fenômenos naturais bem mais simples comom Energia Estática, Campos Eletromagnéticos, ultrasom, Infrasom e ar Ionizado poderiam causar os mesmos fenômenos que um Poltergeist.

Alucinações, como o som de sinos ou passos, poderiam ser causados por intoxicação por monóxido de carbono. 


Conclusão

Não existem causas ou origens definidas para o fenômeno Poltergeist, mas até o momento é possível se afimar que

  • Poltergeists estão sempre relacionados à pessoas, não à lugares.

  • Poltergeists tendem a durar por dias, até meses.

  • Muitos dos envolvidos nos fenômenos alegam terem desenvolvido habilidades psiquicas após o término das manifestações.

  • Epicentro do fenômeno tendem a ocorrer ao redor de crianças na puberdade, adolescentes e jovens adultos

  • Algumas ocorrências em pessoas de meia-idade estão sempre relacionadas à traumas emocionais, stress extremo ou problemas emocionais.

Particularmente, estou inclinado a acreditar que o Fenômeno Poltergeist está relacionado à areas ainda pouco exploradas da própria mente humana. Acredito que eles nada mais são que habilidades psiquicas que ainda virão a ser descobertas e exploradas pela ciência no futuro.

Comentários