O Povo das Sombras - Contém Relatos e vídeos.


Seus olhos se abrem numa madrugada fria. O relógio talvez marque sem atraso 3h00 da manhã, a hora do Mal segundo o mito popular. Você não sabe explicar a razão do medo paralisante percorrer seu corpo, deixando-o num profundo estado de pânico. 

Você tenta se mover porém seu corpo não lhe obedece. Sua respiração é ofegante e o dom da fala parece ter-lhe sido roubado por uma força misteriosa. Você sente que não está sozinho.

Seus olhos buscam frenéticamente na escuridão aquela presença sentida porém não vista e, algumas vezes, você consegue ver, seja diretamente, seja com o canto do olho, algo que lhe marcará para toda a vida.

Num canto escuro, algo ainda mais escuro se destaca em meio às Trevas.

Para alguns, esta sombra manifesta-se como um homem usando chapéu e casaco, outros vêem figuras esguias e sem expressões faciais. Os menos afortunados observam seres de capuz, remetendo à imagem da Morte Ceifadora, seres parecidos com o que julgamos ser a figura de um humanóide alienígena e, em raras ocasiões, criaturas animalescas parecem rodear a sua cama.

O medo é intenso. Algumas vezes eles apenas observam, noutras interagem. Às vezes eles não tem feições, noutras, seus olhos brilham num vermelho infernal.

Quem seriam estes seres? O que seriam estes vultos? Quem são os Homens Sombra?

Tentaremos neste texto, falar um pouco sobre este fenômeno cada vez mais conhecido e também tentaremos aqui trazer estes seres à luz do conhecimento científico.


O POVO DAS SOMBRAS
Povo das Sombras (também conhecidos como Vultos ou Homens Sombra) são a alma de um fenômeno sobrenatural relatado por indíviduos ao redor do Globo e em diversas épocas.

Na maioria dos relatos são descritos como seres humanóides, totalmente pretos, sem qualquer referência de olhos, nariz, bocas ou orelhas. Em alguns relatos eles aparecem com olhos brilhantes que variam do vermelho ao amarelo. Geralmente não possuem massa física, variando de uma forma bidimensional à formas mais etéreas como um vapor ou uma fumaça escura.

Os que relatam seu comportamento geralmente os descrevem como seres de movimentação rápida, às vezes desordenada ou etérea e orgânica, movendo-se como uma água viva ou flutuando como uma espécie de gelatina ou líquido viscoso, porém etéreo. Indivíduos já relataram que estas criaturas às vezes movem-se de uma maneira similar à uma dança, um ballet profano enquanto vagam entre um lado e outro do cômodo. Já foi observado que, na maioria das vezes eles são percebidos primariamente com a visão periférica e geralmente fogem ou se desmaterializam ao darem conta que estão sendo observados, contudo, muitos relatam Vultos aparecendo no foco central de nossa visão, às vezes muito perto do observador, desvanecendo ou fugindo de sua visão após muitos segundos. Existem relatos de indivíduos sendo ameaçados, perseguidos ou mesmo (em raríssimos casos) sendo vítimas de violência física e mesmo sexual, supostamente atribuída aos Homens Sombra.

Visões destas criaturas são relatados em todos os cantos do Planeta Terra, sendo tópicos constantes em rodas de histórias, centros de estudos espiritualistas, igrejas e mesmo na mídia. Relatos de encontros com estas criaturas tomaram programas de rádio com temática espiritualista ou fantástica durante uma boa parte dos anos 90, ganhando grande impacto principalmente graças ao programa de rádio Coast-to-Coast AM, do radialista Art Bell, conhecido por um grande promotor do fantástico e do sobrenatural principalmente nos Estados Unidos onde o programa interativo ia ao ar durante as madrugadas.

O nome "Homem Sombra" foi cunhado em 1953 no programa de rádio "Salão do Fantástico", veículado em rádios do Estados Unidos, contudo na literatura conhecida, relatos e descrições de seres que enquadram-se na descrição de Povo das Sombras já vem sido gravados à séculos.


TIPOS OU RAÇAS
Cientistas, Espiritualistas e entusiastas vem catalogando e tentando tipificar estes seres seja através de seus aspectos físicos, comportamento ou veículo de sua aparição.

Até o momento podemos separá-los da seguinte maneira:

Lisérgicos
(Tipo 1)
Aparecem geralmente durante o uso recreativo de substâncias que alteram a consciência. Também são vistos por pacientes que sofreram derrame ou pacientes com alguns tipos de Esquizofrênia.

São consideradas aparições de Tipo 1, podendo se encaixar em outras tipologias.

Esta categoria é considerada de pouco valor ou confiança devido às causas de seu aparecimento, contudo considera-se atenção às testemunhas de suas aparições.

Espírituais Neutros
(Tipo 2)
Entidades inumanas apresentando-se como sombras humanóides podendo em algumas ocasiões adotar aparência de animais, insetos ou outras criaturas. São tímidos e tentam passar desapercebidos, estando mais vinculados à determinados locais do que à pessoas específicas. Costumam apresentar uma aparência mais etérea e costumam fugir ou desmaterializar ao sentirem-se ameaçados.

O uso de luz branca ou UV parece afetar negativamente seres do Tipo 2.

Espirituais Negativos
(Tipo 3)

O Tipo 3 refere-se a seres que aparecem em manifestações geralmente consideradas negativas.

Enquadraríamos no Tipo 3 os Homens Sombra que aparecem como figuras encapuzadas, variando de forma e tamanho e o conhecido Homem de Chapéus.

Estes seres geralmente parecem sombras sólidas, completamente negras e estariam mais vinculados à indivíduos específicos. Parecem não serem afetados pela luz, podendo se manifestar inclusive durante o dia.

Os relatos de encontro com estes seres costumam envolver uma sensação de morte iminente, acompanhada de Paralisia do Sono e Pânico.


Exo
(Tipo 4)

Geralmente enquadrados como manifestações do Tipo 3, atualmente existe uma corrente que especula que talvez estas aparições sejam na verdade seres Extra dimensionais, Humanos do futuro estudando o passado ou mesmo Seres Alienígenas usando algum dispositivo de camuflagem.

Os relatos de encontros com Exo Sombras do Tipo 4 geralmente envolvem diversas criaturas ao redor da cama do indivíduo, às vezes flutuando e muitas vezes parecem estar extremamente próximos ao corpo e face do indivíduo.

Alguns relatam que estes seres podem falar, interagir e causas danos físicos ao indivíduo paralisado.

Alguns relatos são muito similares à relatos de Abduções Alienígenas.

CONTATO IMEDIATO DE "TIPO 4"
No vídeo à seguir, eu conto minha experiência pessoal com um ser de Tipo 4 entre outras coisas que já foram e serão abordadas aqui.

Assistam ao vídeo, deixem seu like e caso ainda não sejam assinantes, Inscrevam-se em nosso canal oficial.

Após o vídeo traremos alguns relatos e hipóteses que visam tentar explicar o fenômeno.




TESTEMUNHAS

Movido por experiências pessoais e por relatos que ouvia desde a infância, resolvi ir a fundo dentro do fenômeno dos “Homens Sombras” conhecidos aqui no Brasil apenas por “Vultos” ou “Sombras”.

Algumas religiões vinculam estas misteriosas figuras à entidades como Exús ou Eguns e Quiumbás.

De fato, o que podemos afirmar sobre estes seres é que sua presença sempre é precedida por uma sensação de terror, mesmo que sua presença seja passiva. Noutras ocasiões interagem negativamente causando uma sensação ainda maior de horror.

Muitas testemunhas do fenômeno relatam que este seres podem dizer coisas horríveis ao pé do ouvido e mesmo anunciar a morte (ou ameaçar) de algum ente querido.

Abaixo, alguns relatos coletados através dos anos.

“Aos 7 anos, certa noite, ao sair do banho ouvi o telefone tocar. Ao me aproximar o som do toque tornou-se baixo e distorcido e ao chegar perto dele, parou de tocar. Abri a porta do cômodo onde estava o telefone e estava tudo escuro. No meio da escuridão emergiu das sombras uma silhueta de um homem vestido de negro e usando um chapéu. Não conseguia ver seu rosto ou definir que tipo de roupa estava usando ou se tinha olhos. Sua cabeça estava ligeiramente inclinada como se estivesse fazendo um meneio de cabeça.

Ele permaneceu alí por aluns segundos, submergindo novamente para as sombras do cômodo. Apavorada fui buscar minha avó que voltou comigo até o cômodo mas não havia mais nada alí".
Mel (Extinto Orkut “Eu Acredito em Fantasmas”).


“Minha mãe  morava em Resende-RJ e ocorreu o falecimento de uma se suas tias. Era necessário ir para uma cidade próxima em razão velório. Devido ao fato de ser uma família grande, seguiram em comboio em 3 carros. Nesta época minha mãe tinha 8 anos de idade.

Eles haviam pegado uma estrada de terra, num caminho ermo e sem residências, sendo margeada por florestas e matagais. Em certo ponto viram um homem usando chapéu e uma capa longa saindo do meio do mato e atravessando a estrada.

Meu avô, que dirigia o carro na ocasião, levou um susto e freou o carro bruscamente. O tal homem de capa preta ergueu a cabeça e olhou em direção ao carro. Minha mão descreveu-o como tendo os olhos em brasa.  Meu avô arrancou  com o carro e ao olhar pra trás, minha mãe viu o homem entrar no mato!
O mais interessante é que todos as pessoas dos 3 veículos o viram, todos servindo como testemunhas do ocorrido”.
Fernanda A. (membro da comunidade “Eu Acredito em Fantasmas”)

“Já vi um ser parecido com esses, porém não tenho certeza. Foi durante uma Paralisia do Sono e não consegui ver seu rosto, mas apenas parte do torso e os braços. Ele sussurrou algumas coisas porém não pareciam fazer sentido algum. Lembro que sentia muito medo e ouvia um som como o de uma TV fora do ar”.
Lucas (membro da comunidade “Eu Acredito em Fantasmas”)



“Acordo frequentemente às 3 da madruga e o medo me paralisa, fico acordada até amanhecer. Parece que é costume acordar neste horário, dizem que meu organismo se acostumou a tal prática. Mas o porquê do medo então? E o homem de preto é uma constante na minha vida, já tendo-o visto em 3 ocasiões distintas.

Uma quando era criança, no meio da neblina, vi um homem de capa preta e chapéu preto e como sou do sul não dei importância, apesar de não ter conseguido ver seu rosto. O que me causou espanto foi que o vi com o canto do olho, mas quando tentei olhar para ele, o mesmo desapareceu. Outra vez foi durante uma hipnose regressiva, onde o carrasco se exatamente como nas descrições e possuía um rosto deformado. Na terceira vez ele falou comigo enquanto estava mediunizada”.
Márcia- Canela/RS.

“Tinha 11 anos, estava caminhado pelo quintal da minha avó, à noite, quando percebi entre móveis antigos que estavam sob um cobertor, uma sombra profunda parada, agachada e encolhida, destacando-se das demais. Fiquei observando por um tempo quando notei que a sombra começou a fazer movimentos estranhos e pareceu virar seu rosto vazio para mim, levantando-se de uma maneira muito estranha. Notei que aquilo estava de costas.

Com medo, fugi e entrei em casa procurando minha mãe e chorei muito ao contar-lhe este relato”.
Márcia (Seguidora do blog)


IMAGENS
Algumas ilustrações e imagens (sem confirmação de autenticidade) do Povo das Sombras.

 












Imagens supostamente "reais" do Povo das Sombras:
Paranormal Task Force - 2006

Adicionar legenda

Port Arthur Historic Site - 2011


Moundsville Prison, WV/EUA - 1995

Criança, 2014 - Waverly Hills Sanitarium





EXPLICANDO O FENÔMENO
As especulações mais comuns para tentar explicar o fenômeno do Povo das Sombras vem de Campos de Estudo Paracientíficos e Metafísicos como Parapsicologia, Metapsíquica, Criptozoologia e Espiritismo e Demonologia.

Hipótese da Egrégora
Estes Seres seriam manifestações dos pensamentos e/ou sentimentos de determinado indivíduo. Tais criaturas seriam um amontoado de energia psíquica negativa relacionada a um único indivíduo ou a locais onde uma grande descarga energética, oriunda de um acontecimento traumático, poderiam criar consciente ou inconscientemente este tipo de ser de sombras.

Hipótese Demoníaca
Estes seres seriam materializações de espíritos inumanos com o único objetivo de causar mal ou alimentar-se das energias, como vampiros psíquicos, parasitando uma pessoa já sobrecarregadas de energias negativas causadas por dramas, traumas e stress do dia-a-dia.

A religião Judaica/Cristã explica o fenômeno através da teoria demoníaca. Isso se deve ao fenômeno estar relacionado a lugares ou pessoas que estão vivendo emoções intensas e negativas. Estes locais incluiriam “casas assombradas”, ou lugares onde grande violência, estresse ou abuso físico e/ou emocional ocorreram. Alguns aliam a aparência negra e etérea do fenômeno com os Djinns do Islã. 

Os Djinn são descritos como seres invisíveis aos humanos porém quando vistos apresentam a forma de uma fumaça negra, parecida em aparência com os relatos de Homens Sombra.


Hipótese Futurista
Estes seres seriam humanos avançados de um futuro distante que, de alguma maneira, estariam voltando ao passado para estudar a vida humana, usando estas formas como veículo de observação de nossa sociedade em determinado tempo e espaço.


Hipótese Alienígena
O Povo das Sombras seriam alienígenas utilizando um dispositivo de camuflagem para estudar, abduzir e conduzir experimentos em seres humanos.

Uma outra vertente acredita que eles seriam seres de outra dimensão que algumas vezes acabam penetrando em nosso mundo, o que parece explicar sua manifestação intensa, etérea e efêmera.

Hipótese Criptozoológica
Uma visão menos utilizada sobre o fenômeno.

Esta hipótese afirma que estes seres seriam uma espécie de ser primordial, espiritual e benigno. Eles se manifestariam para proteger determinado indivíduo, advertir ou mesmo para impedir que alguma atitude danosa seja causada pelo indivíduo protegido, podendo causar dano a si mesmo.

Esta hipótese geralmente é defendida por estudiosos do Ser Criptozoológico, Homem Mariposa, que retém algumas características do Povo das Sombras.


Hipótese Científica
A Ciência apresenta diversas hipóteses e explicações acerca do fenômeno.

Sonambulismo
Indivíduos em Estado semi-consciente costumam sofrer com alucinações visuais e auditivas causadas pelo subconsciente estar dominante durante este estado de consciência. A este estado são atribuídas muitas outras supostas experiências sobrenaturais.

Eletromagnetismo
Em certas condições, campos eletromagnéticos em condições erráticas podem interferir nos impulsos elétricos ou nas ligações sinápticas da mente humana, podendo causar,  a longo prazo, alucinações e problemas emocionais. 

Esta influência pode causar alucinações auditivas, visuais, depressão e diversos sintomas desagradáveis. Tais pessoas tendem a pensar que estão sendo assombradas por fantasmas ou mesmo visitadas por alienígenas e em alguns casos, pessoas sombra. Tais ambientes incluem prédios antigos com fiação deteriorada, geradores de energia e áreas detentoras de um forte campo eletromagnético.

Narcóticos 
Usuários habituais de heroína sofrem de alucinações que remetem ao fenômeno dos Homem Sombra. Ainda assim, muitas testemunhas não usam e jamais utilizaram-se de narcóticos, assim sendo, a grande maioria dos relatos não pode ser explicada simplesmente com a afirmação de abuso de drogas. 

Indivíduos que através de uso recreativo ou através de Overdose tiveram grandes doses de Diphenidramina no sistema costumam relatar a visão de seres de sombra, mas mais normalmente, de criaturas parecidas com amebas* que geralmente antecipam a aparição de um homem sombra. Estas criaturas de aparência unicelular são descritas como seres extremamente detalhados (as descrições incluem detalhes como plasmódio, núcleo, mitocôndria, etc). 

*Nota: Durante uma desagradável experiência de acordar bruscamente após um pesadelo, alguns anos atrás vislumbrei estes seres translúcidos, parecidos com células envolvidas num envólucro transparente com cílios em formas de tentáculos agitando-se pelo ar.

Pareidolia
Durante uma crise de Parasilia do Sono nossa mente tenta reconhecer formas no ambiente escuro, fazendo-nos enxergar formas conhecidas, como a de seres humanos, no meio da escuridão. Amplificado pelo estado onírico oriundo desse tipo de distúrbio do sono, imaginaríamos monstros no jogo de sombras de um quarto escuro.

Arquétipos
O “homem alto de chapéu” em particular é relatado por crianças de 4 anos assim como por adultos de todas as idades. As semelhanças, de qualquer maneira, podem simplesmente ser o reflexo de arquétipos comuns do subconsciente humano seguindo a escola Junguiana. 

Muitas pessoas que sofreram pesadelos, especialmente na infância, dizem ter visto figuras que se enquadram nesta descrição.

Em muitos casos, esta figura exerce um grande poder dentro do sonho e freqüentemente começa a perseguir a quem experimenta o pesadelo impiedosamente. Quer esteja ou não fazendo jogos com pessoas em seus sonhos ou que sejam apenas a nossa imaginação correndo solta é impossível explicar a todos os casos. Freqüentemente estes sonhos não são únicos e muitas vezes repetem-se noite após noite, o que pode levar a insônia, somnifobia (medo de dormir), nictofobia (medo do escuro ou da noite) ou a fobias relacionadas a tudo que lembre tal manifestação. 

As pesquisas sérias sobre o fenômeno são rasas e extremamente raras, o que dificulta o acesso a informações, porém continuarei investigando.

Despeço-me aqui e desejo-lhes bom sonhos após a leitura

Comentários