A Física da Viagem Interestelar
A primeira análise realística sobre esta matéria é fruto dos estudos do Astrofísico Nicolai Kardashev. Baseando-se nas leis da física e termodinâmica, Kardashev criou um ranking de possíveis civilizações com base no total de energia consumida por eles. Esta análise serviria como um guia preliminar para explorar as dinâmicas de civilizações avançadas:
Tipo I: Esta Civilização utiliza uma quantidade de energia equivalente à consumida por um planeta inteiro.
Tipo II: Esta Civilização utiliza a mesma quantidade de energia que uma estrela, cerca de 10 bilhões de vezes a energia utilizada pela civilização de tipo I.
As "Também Pessoas" da Série "Dr. Who", fariam parte de uma Civilização de Tipo II.
Tipo III: Esta Civilização utiliza energias equivalentes à uma Galáxia ou cerca de 10 bilhões de vezes a energia gerada pela civilização de tipo II.
"Os Borg" de "Star Trek" seriam uma Civilização de Tipo III
Uma civilização Tipo I poderia manipular completamente as forças planetárias como, por exemplo, modificar o próprio clima manipulando os fenômenos naturais utilizando-se dessa energia (que poderia chegar a centenas de bombas de hidrogênio). Talvez vulcões e mesmo terremotos pudessem ser alterados e transformados em energia por tais Civilizações.
A Civilização de tipo II lembraria a Federação de Planetas de Jornada nas Estrelas (capazes de destruir estrelas e colonizarem pequenas frações de estrelas próximas, dentro da mesma galáxia). Poderiam até mesmo manipular os ventos solares. Uma Civilização de Tipo III poderia nos lembrar "Os Borg" ou talvez o Império de Star Wars. Eles poderiam colonizar uma galáxia inteira e retirar a energia de centenas de bilhões de estrelas.
Comentários
O texto não é meu. Conforme informação de Copyright abaixo. Ele pertence ao professor Michio Kako PHD em física quântica. Sugiro que visite o site dele que é muito bom.